01 julho, 2010

O Abrigo

oabrigo

O nosso principal objetivo é acolher cães abandonados, tratá-los e encaminhá-los para novos lares onde sejam acolhidos como parte integrante das suas novas famílias. São tratados física e psicologicamente e são colocados para adoção. Antes de qualquer atitude, nos certificamos de que se trata de um caso de maus tratos.

Aqui os animais são tratados como pertencentes ao contexto familiar e não como um abrigo convencional. Independente da formação de grupos, aqui somente pessoas preocupadas com a saúde, respeito e bem estar animal participam de alguma forma com a proteção dos cães e gatos por nós abrigados. Não somos um grupo instituído, não somos registrados como ONG, mas participamos ativamente pra a solução de problemas ambientais e sociais criados pelo homem tendo como vítimas os animais que não tem como se defender, tirando-os da situação caótica em que se encontram.

Em maio de 2008 começaram a chegar apelos de pessoas para abrigarmos animais temporariamente vítimas de maus tratos, em principio foram 2 fêmeas, encontradas nas imediações da UNB em Brasília. Logo em seguida uma família que seria entregue a Zoonose pelos proprietários, depois uma cadela recém parida no Gama, muitas são as mães recém paridas e os filhotes abandonados a própria sorte. Assim eles foram chegando, sozinhos ou trazidos por pessoas preocupadas com seus destinos.

Temos animais de grande porte como: Fila Brasileiro, Sheep-dog, Bernize, Dog Alemão e de companhia como Cooker Spenil , Poodle , Fox Paulistinha e a maioria dos famosos SRD (sem raça definida, o famoso vira-lata). Três são totalmente cegos e seis parcialmente (que perderam um olho por espancamento). Alguns mancando vítimas de fraturas, outros com seqüela neural. Muitos chegam em idade avançada. Mais da metade dos animais aqui abrigados não serão adotados, pois não atingem as expectativas das pessoas que procuram por animais jovens, bonitos e saudáveis.

Sob nossa responsabilidade em alimentação e tratamento médico veterinário estão mais de 300 animais abandonados. Este numero que varia diariamente com as adoções, resgates, nascimentos e óbitos.

Diante destas condições, nosso consumo mensal de ração está em torno de 1.900kg de ração canina filhote, pois esta tem maior teor de proteína tendo em vista que todos os animais que aqui chegam, trazem consigo uma carga de desnutrição. 150kg de arroz, 120 kg de carcaça de franco e 90 kg de ração felina, entre outros complementos de alimentação e gastos com materiais de limpeza e higiene

6 comentários:

Anônimo disse...

AMO MUITO ESTE BLOG. AGRADEÇO TODOS OS DIAS POR ELE, DESDE JÁ. MUITO OBRIGADA ELIANE E MÁRCIO POR PESSOAS COMO VCS EXISTIREM. ASSIM POSSO VOLTAR A ACREDITAR NO SER HUMANO. OBRIGADO TB VOLUNTÁRIAS E VOLUNTÁRIOS DO ABRIGO AUGUSTO(PELO MESMO MOTIVO. OBRIGADA POR ME FAZEREM ACREDITAR NOVAMENTE QUE É POSSÍVEL SE VIVER NUM MUNDO MELHOR PARA TODOS. OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA.

Anônimo disse...

ADOREI O BLOG...SIMPLESMENTE MARAVILHOSO...MUITO OBRIGADA POR TENTAREM FAZER A PARTE DE VCS POR UM MUNDO MELHOR. PESSOAL: TENTEMOS FAZER TB A NOSSA PARTE. UM BJ, DÉBORA.

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho de vcs do abrigo! Não é todo mundo q tem esse dom. Moro em Salvador, mas morei em Brasília 5 anos. Ajudava um abrigo (Abrigo São Francisco de Assis) há alguns anos, mas por problemas pessoais, ñ pude mais ajudar. Visitei o abrigo algumas vezes e tentei ser voluntária, mas sempre q chegava em casa, eu me sentia mal... Ñ sei, mas ñ sou forte o suficiente! Fico muuuito, mas MUUUITO chocada com as histórias desses seres inofensivos. Já ñ me fazia tão bem... Fiquei ajudando de longe, mas, infelizmente, precisei me desligar.
Boa sorte pra vcs! Angélica, parabéns novamente!
Grande bj, Fabiana Coelho.

Milene disse...

Sinto um pezar muito grande ainda não poder estar ajudando o abrigo, pois já recebi ajuda deles que valeram muito a pena. Encaminhei duas cadelinhas uma foi a SERENA, hoje filhinha da Angélica que cuida deste blog. Estou anciosa por pelo menos poder fazer uma visita qualquer dia desses. Espero que tudo dê certo. Sempre que posso também ajudo os abandonados na rua, inclusive acabei de levar uma para minha casa. Amo de paixão os animais e tenho certeza que se um dia Deus me abençoar mais, também vou poder fazer algo tão bom a eles quanto o que vocês fazem. Parabéns a família Abrigo Augusto, que Deus os abençõe sempre. Beijos a todos.

Vívian disse...

Dia 01/10/2011 acontecerá em SP a 1ª marcha pelos animais, com o apoio da Prefeitura. Achei uma ótima iniciativa. Poderiamos organizar uma em Brasília também! Chamar outros abrigos e ONGS... afinal, a união faz a força!

Mari L. disse...

Eu gostaria de saber como faço pra trabalhar como voluntaria nesse abrigo!! não consegui achar o endereço ou email se alguem puder me ajudar, eu agradeço! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GUSTÃO - O nosso amigão

/
Gustão está aqui para lhe ajudar a entender as necessidades de um cão. Ele pode sentar, deitar e rolar. Você pode manter Gustão entretido jogando bola ou dando-lhe um osso. Para fazê-lo sentar–se, dê um duplo clique com o mouse no chão perto dele. Um duplo clique novamente para fazê-lo deitar-se. Então segure o botão do mouse para baixo e ele vai rolar.
myfreecopyright.com registered & protected