06 outubro, 2011

História sem fim: A doce Giovanna

 

Uma das coisas que eu mais admiro em Giovanna é sua capacidade de ser doce apesar de sua mordedura pesar mais de uma tonelada. E mesmo que seu corpinho já tenha sido abusado por um ser humano, Giovanna ainda conserva o olhar de uma filhotona que desponta para a vida com a inocência em sua alma.

Esse filminho que eu fiz é pouco para você ver Giovanna, quem a conhece pode confirmar aqui como ela é doce. Nos permite com sua doçura conhecer melhor o que é um cão da raça Pit Bull, que mesmo agredido pelo ser humano é capaz de ser superior a todas as mazelas que passou e assim nos presentear com sua doçura e seu sorriso com aquela boca vermelha linda, enquanto abana seu rabo para o semelhante de quem abusou de sua confiança.

Giovanna foi amarrada em nosso portão com queimaduras nas patas. Não sabemos a origem dela, nem sua idade, sabíamos apenas que precisávamos cuidar dela dela.

Em princípio ela não gostava de outros cães e ficou na área de isolamento de quarentena, como consta em nosso protocolo de recebimento de animais. Após esse período permaneceu mais de um mês semi-isolada aprendendo a conviver com outros cães. Depois ela subiu para a casa e ficou sob nossa supervisão, junto com os filhotes e outros cães maiores que precisam de atendimento mais intenso.

Alguns de vocês conheceram Giovanna  no bazar e puderam ver como ela é amorosa. Lá ganhou uma bola e um ossinho de borracha que apita, então lembrou que é uma criança, a respiração até muda, e ela gosta muito, não deixa nenhum de seus amiguinhos aproximar-se de seus brinquedos. Sabemos que é o comportamento típico de cães que não puderam brincar quando crianças.

Apesar dos cuidados intensivos que recebe para as queimaduras, Giovanna responde vagarosamente às medicações indicadas pelos médicos em seu tratamento de pele, os ferimentos diminuíram lentamente, e com isso começamos a suspeitar de que algo mais sério estava dominando a situação.

Decidimos pesquisar mais o estado de saúde Giovanna e escolhemos os dois nódulos mais significativos diante dos 25 pontos de corte existentes em sua pele e retiramos os dois maiores.

Ontem tivemos a triste notícia que tanto nos abalou: Giovanna está com câncer.

O tipo de câncer é um Hemangiossarcoma como consta no exame aqui exposto e trata-se de uma neoplasia com origem nas células endoteliais dos vasos, portanto, pode ocorrer em qualquer tecido vascularizado em qualquer localização anatômica, destacando-se pele, baço e fígado, ou seja, ele ainda pode espalhar-se no corpinho de Giovanna tendo em vista a baixa imunidade averiguada pela resposta lenta ao tratamento das queimaduras.

Para sabermos se ela esta com metástases,  exames de imagem como radiografia (RX) torácica e ultrassom (US) abdominal são muito importantes. E estes já foram solicitados pela nossa médica, mas precisamos de ajuda para realizá-los. Como o câncer situa-se na pele, temos receio de que ele se espalhe para os outros órgãos como fígado e pâncreas.

Vivemos em uma montanha russa de emoções, como exemplo disso cito a fantástica recuperação do Bonnie que está se recuperando conforme temos demonstrado e a tendência é ficar melhor pois a voluntária que antes era apenas lar temporário, decidiu ser a mãe definitiva dele e então nosso pequeno Bonnie ganhou além de todo carinho de vocês, um lar e uma família. E tudo isso de bom que aconteceu ao Bonnie é resultado de um trabalho conjunto, nosso e de vocês, o que muito nos conforta e assim com todo esse apoio e recuperação dele, nos elevamos e nos enchemos de esperança. E quando pensamos que as coisas estão entrando na normalidade vem mais uma bomba em nossas cabeças: Giovanna está com câncer. E então caímos pelo despenhadeiro em um vôo livre direto para o chão duro e frio.

A sensação de impotência é muito grande, pois não queremos que Giovanna se decepcione novamente com nossa espécie humana e estamos correndo contra o tempo.

Angélica Bessa

Um comentário:

Luciana disse...

Todos os dias olho o blog para ver se tem notícias do Bonnie e da Giovanna.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GUSTÃO - O nosso amigão

/
Gustão está aqui para lhe ajudar a entender as necessidades de um cão. Ele pode sentar, deitar e rolar. Você pode manter Gustão entretido jogando bola ou dando-lhe um osso. Para fazê-lo sentar–se, dê um duplo clique com o mouse no chão perto dele. Um duplo clique novamente para fazê-lo deitar-se. Então segure o botão do mouse para baixo e ele vai rolar.
myfreecopyright.com registered & protected